sexta-feira, 28 de julho de 2017

Curiosidades sobre Mortal Kombat

Fala galera, hoje vou trazer algumas curiosidades sobre o melhor game de luta de todos os tempos, Mortal Kombat. Vamos lá:


Dois Sub-Zeros

Essa curiosidade é até bem conhecida, mas é verdade: existiram dois Sub-Zeros. O primeiro, chamado de Bi Han, é o original e irmão mais velho do segundo Sub-Zero. Foi ele quem matou Scorpion, mas logo em seguida foi morto pelo ninja amarelo, que voltou do inferno para se vingar.



Depois que morreu, Bi Han também voltou do inferno, mas com a identidade de Noob Saibot, após ser revivido por Quan Chi. O segundo Sub-Zero se chama Kuai Liang e jurou vingar seu irmão, frente a Scorpion.


Noob Saibot ao contrário


E por falar em Noob Saibot, saiba que ele foi inspirado pelos criadores do Mortal Kombat – o jogo, não o torneio. Ao contrário, “Noob Saibot” quer dizer “Boon Tobias”, que nada mais é que o sobrenome da dupla que produziu o game.



Veja a semelhança: Ed Boon e John Tobias. Ao contrário, o sobrenome da dupla é Noob Saibot, e partiu daí a inspiração para o batismo do famoso lutador que se esgueira pelas sombras, que por sua vez foi o primeiro Sub-Zero, como citamos acima.

Dois homens, muitas lutas

No elenco do primeiro filme de Mortal Kombat, há dois astros de cinema bem peculiares: Robin Shou e Cary-Hiroyuki Tagawa. Eles parecem gostar muito de jogos de luta, já que, além de interpretarem o mesmo papel em outras produções da série, também viveram outros personagens, de outras séries.


Robin Shou, por exemplo, foi Liu Kang nos dois primeiros filmes de Mortal Kombat, mas também viveu o mestre Gen em Street Fighter: A Lenda de Chun-Li, além de um vilão em Dead or Alive: Vivo ou Morto. Já Cary-Hiroyuki Tagawa foi Shang Tsung em pelo menos três produções diferentes, incluindo o seriado Mortal Kombat: Legacy, e também Heihachi Mishima, no filme de Tekken.

O primeiro personagem secreto


Reptile é o primeiro personagem secreto em um jogo de luta. Criado em uma época onde esse conceito sequer existia, ele era o lutador misterioso que aparecia no primeiro Mortal Kombat, mas não era controlado pelo jogador.



Reptile veio a ser jogável apenas no segundo game da série, com um visual mais bem definido. Vale lembrar que o lutador utilizava o mesmo uniforme de Scorpion no primeiro título, apenas alterando sua cor para o verde. Após muitos anos, hoje ele possui uma identidade visual bem diferente.

Inspirações japonesas


Chefões da série, como Kintaro e Motaro, possuem inspirações japonesas, ao menos no nome. Ainda que seu visual e suas histórias não remetam em nada, os nomes fazem referências a heróis de lendas orientais.



Motaro, por exemplo, vem de Momotaro, um herói que nasce de dentro de um pêssego. Já Kintaro, originalmente, é uma lenda japonesa que conta a história de um jovem que foi criado nas montanhas, entre animais, e se tornou incrivelmente forte.


Ermac, o bug


Ermac, o lutador ninja vermelho, surgiu a partir de um bug. No final do primeiro jogo, um dos nomes nos créditos aparecia como “Errmac”, ou “Error Macro”, que era basicamente um erro de programação. Na época, uma revista norte-americana bolou uma brincadeira, dizendo que Ermac era um ninja vermelho, e criou uma imagem falsa para “provar”.



A brincadeira foi levada tão a sério que, tempos depois, Ermac surgiu na série como um dos personagens jogáveis, mais precisamente em Ultimate Mortal Kombat 3, e até hoje é um dos favoritos dos fãs.

Johnny Cage, o grande dragão branco


Johnny Cage foi originalmente inspirado pelo astro de cinema Jean Claude Van Damme. Suas roupas do primeiro jogo, inclusive, foram inspiradas por um filme de Van Damme: O Grande Dragão Branco. Suas iniciais, JC, também fazem referência ao astro.



Apesar de sua personalidade pouco lembrar Van Damme, Cage tem até mesmo alguns dos golpes utilizados pelo astro nos filmes. Jean Claude Van Damme também seria o ator para interpretar os movimentos do lutador no primeiro game da série, mas recusou o convite por conta de sua agenda apertada.

Mortal sem sangue


O primeiro Mortal Kombat, para Super Nintendo, não mostrava sangue vermelho durante os golpes dos personagens. Isso se deu por conta de uma censura imposta a esta versão, o que deixou muitos fãs descontentes.




Felizmente, quem optava pela edição do Mega Drive (ou Genesis), podia contar com todo o conteúdo intacto, inclusive o sangue vermelho, sem se preocupar com censura e em busca da versão mais violenta o possível.


Realista até dizer chega


Mortal Kombat foi originalmente criado com uma técnica de captura de movimentos inovadora para a época. Em vez de utilizar lutadores desenhados em 2D, como ocorria com Street Fighter, os produtores optaram por gravar atores reais e digitalizá-los dentro do game.


Assim, até Mortal Kombat 3 (e sua versão Ultimate), os lutadores eram criados com base na filmagem de atores reais em um estúdio. Muito desse material pode ser encontrado com facilidade hoje, na web, por meio de gravação de bastidores.



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