segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Games são arte?

Fala galera, hoje trago um assunto meio polêmico. Afinal, porque os jogos de videogame não são considerados arte? Games, assim como filmes, livros, música, são capazes de nos despertar diversas emoções, por exemplo alegria quando derrotamos um inimigo difícil, medo quando jogamos um game de terror, satisfação ao zerarmos um game. Quem não se emocionou com a jornada de Joel e Ellie em The Last of Us? Quem não vibrou com o final da batalha de Kratos contra Zeus em God of War 3? O que dizer então do aclamado The Witcher 3, considerado o melhor jogo já feito?
The Last of Us, uma experiência inesquecível no Ps3
 
Carinho entre pai e filho em God of War 3
Mais de cem prêmios, incluindo jogo do ano

 Arte, seja um livro, filme, música, um quadro ou uma obra de arte é tudo aquilo que nos proporciona  qualquer tipo de emoção e nisso os games levam vantagem em relação as outras mídias, por causa da interatividade. Nos filmes ou livros, somos apenas espectadores esperando o final da história. Nos games, somos nós que controlamos o destino do personagem.
Muitos considerariam games como arte apenas pelos gráficos. Eu concordo que gráficos são importantes mas não são tudo, a parte artística também é essencial. Por exemplo a trilha sonora de God of War, junto com o excelente trabalho de dublagem, nos remete a um tom mais épico que combina muito bem com o jogo. E o que dizer da trilha de The Last of Us, a música do compositor Gustavo Santaolalla, um tom melancólico que nos passa uma sensação de desolação, aliada a excelente dublagem brasileira, foi muito marcante.
Bom pessoal, na minha humilde opinião, games podem sim ser considerados uma forma de arte, pois são uma expressão da criatividade de produtores e desenvolvedores, e, afinal arte não é isso, uma expressão da criatividade?

Nenhum comentário:

Postar um comentário